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Como Melhorar Sua Memória

Uma memória forte depende da saúde e vitalidade do seu cérebro. Seja você um estudante que está estudando para os exames finais, um profissional interessado em fazer tudo o que puder para se manter mentalmente esperto ou um veterano procurando preservar e melhorar sua massa cinzenta à medida que envelhece, há muitas coisas que você pode fazer para melhorar sua memória e desempenho mental, a melhor forma para melhorar sua memória é fazer o uso do suplemento all time pro que ajuda melhorar sua memória de uma forma rápida e eficaz.

Melhorando sua memória: 9 dicas para aumentar o poder do cérebro em qualquer idade

Eles dizem que você não pode ensinar a um cão velho novos truques, mas quando se trata do cérebro, os cientistas descobriram que esse velho ditado simplesmente não é verdade. O cérebro humano tem uma capacidade impressionante de se adaptar e mudar - até mesmo na velhice. Essa capacidade é conhecida como neuroplasticidade . Com o estímulo certo, seu cérebro pode formar novos caminhos neurais, alterar as conexões existentes e adaptar-se e reagir de maneiras em constante mudança.

A incrível capacidade do cérebro de se remodelar é verdadeira quando se trata de aprendizado e memória. Você pode aproveitar o poder natural da neuroplasticidade para aumentar suas habilidades cognitivas, aprimorar sua capacidade de aprender novas informações e melhorar sua memória em qualquer idade. Essas 9 dicas podem mostrar como:

  1. Dê ao seu cérebro um treino
  2. Não pule o exercício físico
  3. Obtenha seus Zs
  4. Arranje tempo para amigos
  5. Mantenha o estresse sob controle
  6. Rir
  7. Coma uma dieta que estimula o cérebro
  8. Identifique e trate problemas de saúde
  9. Tome medidas práticas para apoiar a aprendizagem e a memória

Dica 1: Dê ao seu cérebro um treino

Quando você atinge a idade adulta, seu cérebro desenvolveu milhões de caminhos neurais que o ajudam a processar e recuperar informações rapidamente, resolver problemas familiares e executar tarefas familiares com um mínimo de esforço mental. Mas se você sempre se ativer a esses caminhos desgastados, não estará dando ao seu cérebro a estimulação necessária para continuar crescendo e se desenvolvendo. Você tem que agitar as coisas de vez em quando!

A memória, como a força muscular, exige que você "a use ou a perca". Quanto mais você treinar seu cérebro, melhor será capaz de processar e lembrar informações. Mas nem todas as atividades são iguais. Os melhores exercícios para o cérebro quebram sua rotina e desafiam você a usar e desenvolver novas vias cerebrais.

Quatro elementos-chave de uma boa atividade de aumento de memória

  1. Isso te ensina algo novo.  Não importa o quão intelectualmente exigente a atividade, se é algo que você já é bom, não é um bom exercício do cérebro. A atividade precisa ser algo desconhecido e fora da sua zona de conforto. Para fortalecer o cérebro, você precisa continuar aprendendo e desenvolvendo novas habilidades.
  2. É um desafio.  As melhores atividades para aumentar o cérebro exigem sua atenção total e cuidadosa. Não é suficiente que você tenha achado a atividade desafiadora em algum momento. Deve ainda ser algo que requer esforço mental. Por exemplo, aprender a tocar uma nova peça musical desafiadora conta. Tocar uma peça difícil que você já memorizou não.
  3. É uma habilidade que você pode construir. Procure atividades que permitam que você comece em um nível fácil e progrida à medida que suas habilidades melhoram - sempre pressionando o envelope para que você continue a ampliar suas capacidades. Quando um nível anteriormente difícil começa a se sentir confortável, isso significa que é hora de enfrentar o próximo nível de desempenho.
  4. É gratificante.  Recompensas apoiam o processo de aprendizagem do cérebro. Quanto mais interessado e engajado você estiver na atividade, maior a probabilidade de continuar fazendo isso e maiores os benefícios que você terá. Portanto, escolha atividades que, apesar de desafiadoras, ainda sejam agradáveis ​​e satisfatórias.

Pense em algo novo que você sempre quis experimentar, como aprender a tocar violão, fazer cerâmica, fazer malabarismo, jogar xadrez, falar francês, dançar o tango ou dominar seu swing de golfe. Qualquer uma dessas atividades pode ajudá-lo a melhorar sua memória, desde que elas mantenham você desafiado e envolvido.

E quanto aos programas de treinamento cerebral?

Existem inúmeros aplicativos de treinamento cerebral e programas on-line que prometem melhorar a memória, a solução de problemas, a atenção e até o QI com a prática diária. Mas eles funcionam mesmo? Cada vez mais, a evidência diz não. Embora esses programas de treinamento cerebral possam levar a melhorias de curto prazo em qualquer tarefa ou jogo específico que você esteja praticando, eles não parecem fazer nada para fortalecer ou melhorar a inteligência geral, a memória ou outras habilidades cognitivas.

Dica 2: não pule o exercício físico

Embora o exercício mental seja importante para a saúde do cérebro, isso não significa que você nunca precise suar. O exercício físico  ajuda seu cérebro a ficar afiado. Aumenta o oxigênio para o cérebro e reduz o risco de distúrbios que levam à perda de memória, como diabetes e doenças cardiovasculares. Exercício também aumenta os efeitos de substâncias químicas cerebrais úteis e reduz os hormônios do estresse. Talvez mais importante, o exercício desempenha um papel importante na neuroplasticidade, aumentando os fatores de crescimento e estimulando novas conexões neuronais.

Dicas de exercícios para melhorar a memoria

  • O exercício aeróbico é particularmente bom para o cérebro, por isso escolha atividades que mantenham o seu bombeamento de sangue. Em geral, tudo o que é bom para o coração é ótimo para o cérebro.
  • Leva muito tempo para limpar a névoa do sono quando você acorda? Nesse caso, você pode achar que se exercitar de manhã antes de começar o dia faz uma grande diferença. Além de limpar as teias de aranha, também prepara você para aprender ao longo do dia.
  • Atividades físicas que exigem coordenação olho-mão ou habilidades motoras complexas são particularmente benéficas para a construção do cérebro.
  • As pausas para exercícios podem ajudá-lo a superar a fadiga mental e as quedas da tarde. Mesmo uma curta caminhada ou alguns saltos podem ser suficientes para reiniciar o cérebro.

Se você está sofrendo de estresse traumático ou se encontra preso em um comportamento repetitivo e insalubre ...

... Tente exercitar os músculos ligados para lutar ou fugir com atenção. Exercícios que usam os braços e as pernas - e são feitos de maneira focada, com consciência consciente de sua experiência física e emocional - são especialmente bons para reduzir o estresse traumático . Exercícios como caminhar, correr, nadar ou escalar montanhas, ativar seus sentidos e torná-lo mais consciente de si e dos outros quando eles são feitos com atenção concentrada.

Dica 3: Obtenha seus Zs

Há uma grande diferença entre a quantidade de sono que você pode obter e a quantidade que você precisa para funcionar no seu melhor. A verdade é que mais de 95% dos adultos precisam de 7,5 a 9 horas de sono todas as noites para evitar a privação do sono. Até poupar algumas horas faz a diferença! Memória, criatividade, capacidade de resolver problemas e habilidades de pensamento crítico estão comprometidas.

Mas o sono é fundamental para a aprendizagem e a memória de uma forma ainda mais fundamental. Pesquisas mostram que o  sono  é necessário para a consolidação da memória, com a atividade principal de melhoria da memória ocorrendo durante os estágios mais profundos do sono.

Faça um horário regular de sono.  Vá para a cama na mesma hora todas as noites e levante-se ao mesmo tempo todas as manhãs. Tente não quebrar sua rotina, mesmo nos fins de semana e feriados.

Evite todas as telas por pelo menos uma hora antes de dormir. A luz azul emitida por TVs, tablets, telefones e computadores ativa a vigília e suprime hormônios como a melatonina que deixam você com sono.

Reduza a cafeína. A cafeína afeta as pessoas de maneira diferente. Algumas pessoas são altamente sensíveis e até o café da manhã pode interferir no sono à noite. Tente reduzir a sua ingestão ou cortá-la completamente se suspeitar que está mantendo você em dia.

Dica 4: Reserve tempo para amigos

Quando você pensa em maneiras de melhorar a memória, você pensa em atividades “sérias” como lutar com as palavras cruzadas do New York Times ou dominar a estratégia do xadrez, ou fazer passatempos mais descontraídos - sair com amigos ou curtir um filme engraçado? mente? Se você é como a maioria de nós, provavelmente é o primeiro. Mas inúmeros estudos mostram que uma vida cheia de amigos  e diversão vem com benefícios cognitivos.

Relacionamentos saudáveis: o melhor impulsionador do cérebro

Os seres humanos são animais altamente sociais. Nós não somos feitos para sobreviver, muito menos prosperar, isoladamente. Relacionamentos estimulam nossos cérebros - de fato, interagir com os outros pode ser o melhor tipo de exercício cerebral.

Pesquisas mostram que ter amizades significativas e um forte sistema de apoio são vitais não apenas para a saúde emocional, mas também para a saúde do cérebro. Em um estudo recente da Escola de Saúde Pública de Harvard, por exemplo, os pesquisadores descobriram que as pessoas com as vidas sociais mais ativas tinham a menor taxa de declínio da memória.

Há muitas maneiras de começar a aproveitar os benefícios de socialização do cérebro e da memória. Seja voluntário , junte-se a um clube, faça questão de ver os amigos com mais frequência ou estenda a mão ao telefone. E se um humano não é prático, não ignore o valor de um animal de estimação - especialmente o cão altamente social.

Dica 5: mantenha o estresse sob controle

O estresse é um dos piores inimigos do cérebro. Com o tempo, o estresse crônico  destrói as células cerebrais e danifica o hipocampo, a região do cérebro envolvida na formação de novas memórias e na recuperação das antigas. Estudos também associaram o estresse à perda de memória, muitas das vezes é necessário fazer o uso do max memory para ajudar você manter uma memória boa.

Dicas para gerenciar o estresse

  • Defina expectativas realistas (e esteja disposto a dizer não!)
  • Faça pausas ao longo do dia
  • Expresse seus sentimentos em vez de engarrafá-los
  • Estabeleça um equilíbrio saudável entre trabalho e lazer
  • Concentre-se em uma tarefa por vez, em vez de tentar executar várias tarefas

Os benefícios da meditação que aumentam o estresse e aumentam a memória

A evidência científica para os benefícios de saúde mental da meditação continua a se acumular. Estudos mostram que a meditação ajuda a melhorar muitos tipos diferentes de condições, incluindo depressão, ansiedade, dor crônica, diabetes e pressão alta. A meditação também pode melhorar o foco, a concentração, a criatividade, a memória e as habilidades de aprendizado e raciocínio.

A meditação trabalha sua “mágica” mudando o cérebro real. Imagens cerebrais mostram que meditadores regulares têm mais atividade no córtex pré-frontal esquerdo, uma área do cérebro associada a sentimentos de alegria e equanimidade. A meditação também aumenta a espessura do córtex cerebral e estimula mais conexões entre as células cerebrais - o que aumenta a nitidez mental e a capacidade de memória.

Dica 6: dê uma gargalhada

Você já ouviu falar que o riso é o melhor remédio, e isso vale para o cérebro e a memória, assim como para o corpo. Ao contrário das respostas emocionais, que são limitadas a áreas específicas do cérebro, o riso envolve várias regiões em todo o cérebro.

Além disso, ouvir piadas e trabalhar em linhas de punção ativa áreas do cérebro vitais para a aprendizagem e a criatividade. Como observa o psicólogo Daniel Goleman em seu livro  Emotional Intelligence,  “o riso ... parece ajudar as pessoas a pensar mais amplamente e a se associarem mais livremente”.

Procurando maneiras de trazer mais risadas em sua vida? Comece com esses princípios básicos:

Ria de si mesmo.  Compartilhe seus momentos embaraçosos. A melhor maneira de nos levarmos menos a sério é falar sobre os momentos em que nos levamos a sério demais.

Quando você ouvir risadas, vá em direção a ela.  Na maioria das vezes, as pessoas ficam muito felizes em compartilhar algo engraçado, porque isso lhes dá a oportunidade de rir novamente e se alimentar do humor que você encontra nele. Quando você ouve o riso, procure-o e tente se juntar a ele.

Passe tempo com pessoas divertidas e divertidas.  São pessoas que riem com facilidade - tanto para si mesmas quanto para os absurdos da vida - e que rotineiramente encontram o humor nos eventos cotidianos. Seu ponto de vista lúdico e riso são contagiantes.

Cerque-se de lembretes para se iluminar.  Mantenha um brinquedo na sua mesa ou no seu carro. Coloque um pôster engraçado em seu escritório. Escolha um protetor de tela de computador que faz você rir. Enquadre fotos de você e seus entes queridos se divertindo.

Preste atenção às crianças e imite-as.  Eles são os especialistas em jogar, tirar a vida de ânimo leve e rir.

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